Periodontite
Dentes “perdidos” devido a periodontite? Não!
Conseguir morder uma maçã fresca é um sinal visível de que você tem boa saúde bucal e dentes estáveis. Mas, mesmo que seus dentes estejam comprometidos por uma doença gengival, você e seu dentista podem trabalhar juntos para interromper e curar a infecção. Torne seus dentes fortes novamente e restaure seu sorriso brilhante e saudável!
Como é a doença da gengiva?
A periodontite, frequentemente chamada de doença gengival, é causada pela resposta do corpo a bactérias presentes na superfície do dente, também conhecidas como placa dentária ou biofilme bacteriano. Se o seu tecido gengival (gengiva) estiver avermelhado e inchado ou se houver sangramento, isso pode ser um sinal de que você está com uma doença periodontal.
Se não tratada, a doença gengival avança para doenças mais graves, como a periodontite. Na gengivite, apenas as gengivas ficam inflamadas; mas, na periodontite, a inflamação também se estende ao osso por baixo da gengiva e inclui perda ou reabsorção óssea.
Isso geralmente é invisível e não causa dor. Mas você pode sentir outros sintomas de periodontite, por exemplo, mau hálito e, com o passar do tempo, os dentes podem ficar soltos (dentes móveis), devido à perda do osso de suporte, e podem mudar de posição.
Na doença periodontal avançada, os pacientes podem perder um dente ou precisar extrair um dente móvel. Esse poderá ser o caso se a perda óssea for muito grave ou se houver outros problemas, como uma infecção do canal radicular ou uma infecção na ponta da raiz do dente.
É possível curar a periodontite?
Com o tratamento correto, a periodontite pode ser interrompida em qualquer estágio, não apenas nos estágios iniciais da doença gengival (doença periodontal precoce). Mesmo os dentes “perdidos” podem ser salvos com o procedimento cirúrgico correto, as consultas de acompanhamento frequentes, incluindo limpeza profissional e, claro, sua cooperação ― parando de fumar e mantendo uma boa higiene bucal, por exemplo.
Como funciona a cirurgia periodontal?
Parar a doença gengival envolve as seguintes etapas de tratamento:
1 Exame: Primeiro, seu dentista examinará cuidadosamente a condição dos seus dentes e da sua gengiva. Ele levará em consideração se a sua gengiva está inchada e inflamada, se há sangramento ou pus ao inserir uma sonda no pequeno espaço entre o dente e a gengiva, bem como se a perda óssea ao redor dos dentes já fica visível em um raio-X. Seu dentista também discutirá os fatores de risco que se aplicam a você, como tabagismo ou problemas de saúde.
2 Limpeza/limpeza profunda da superfície da raiz do dente: O tratamento da periodontite sempre começa com a limpeza da superfície da raiz do dente utilizando ferramentas especiais. Seu dentista ou higienista dental chama isso de raspagem profunda e aplainamento radicular, e é algo que envolve raspar o biofilme bacteriano das raízes sem fazer incisões nas gengivas. Alguns dentistas usam cureta periodontal, outros usam aparelhos ultrassônicos e outros usam uma combinação desses dois.
Se as gengivas estiverem inflamadas, elas ficarão inchadas. Ao se livrar das bactérias, essa inflamação é interrompida, e as gengivas podem se recuperar. Devido a esse processo, a linha da gengiva pode mudar um pouco quando as gengivas se tornarem saudáveis novamente.
3 Limpeza mais profunda/cirurgia periodontal: Em alguns casos, a limpeza não cirúrgica é insuficiente. As bactérias estão muito profundas dentro das bolsas periodontais, e o dentista pode não conseguir alcançá-las sem fazer uma pequena incisão nas gengivas para ter uma visão melhor do problema. Isso é conhecido como desbridamento cirúrgico ou desbridamento de retalho aberto.
4 Criação de um novo osso: Às vezes, os dentistas podem adicionar um substituto ósseo ou outros agentes para ajudar o osso a crescer novamente. Esse método dá ao paciente a chance de recomeçar, agora com dentes estáveis cercados por ossos e gengivas saudáveis. Saber se essa abordagem regenerativa é adequada ou não para você dependerá do tipo de perda óssea que você está enfrentando, da forma do defeito e de outros fatores.
5 Passo final ― Estética: Após o tratamento periodontal bem-sucedido, a linha da gengiva pode ser corrigida com cirurgia de enxerto gengival para melhorar a estética dos seus dentes e da sua gengiva. O tratamento ortodôntico também pode ajudar, pois ele realinha os dentes na posição correta e pode até ajudar você a recuperar mais o volume ósseo perdido.