Elevação do piso sinusal e aumento ósseo
Casos clínicos
Elevação Lateral do Seio com 20 anos de follow-up
Desafio Clínico
Paciente do sexo feminino, 62 anos, saudável, foi encaminhada ao centro cirúrgico de Schwartz-Arad para extração do primeiro molar superior direito. Este caso clínico foi realizado em 1997 com um período de acompanhamento de 20 anos. A região de interesse é o molar superior direito. Nesta região, o 1º molar superior direito era intratável devido a um defeito endo-perio. Os primeiros e segundos pré-molares superiores direitos também estavam faltando. A ponte existente incluía o canino superior direito e o primeiro molar. O rebordo alveolar disponível não foi suficiente para a colocação do implante devido à pneumatização do seio maxilar direito e do dente endosuperior. O paciente veio para um tratamento para obter uma restauração protética fixa. O desafio clínico foi reconstruir simultaneamente o volume da crista na dimensão vertical por meio de um procedimento de aumento do seio e preservação do rebordo no momento da extração dentária, para a colocação de implantes no segundo estágio.
Objectivos
- Elevação do assoalho do seio através da janela lateral.
- Aumento ósseo da cavidade do seio maxilar previa à colocação do implante após 5 meses.
Conclusões
- Tratamento de elevação do assoalho do seio em dois estágios.
- Elevação do seio usando Geistlich Bio-Oss® e Geistlich Bio-Gide® leva a um sucesso clínico de longo prazo.
- Situação perfeita após 20 anos de follow-up.
Objetivo/ Técnica
Procedimento de aumento do seio via abordagem da janela lateral1
Pré-medicação oral profilática de amoxicilina (1 g) e dexametasona (8 mg) uma hora antes do procedimento e aplicação local de clorexidina a 0,5% por 2 min. Uma incisão foi feita na crista alveolar e uma incisão vertical distal à tuberosidade foi feita para permitir que a extração óssea desta área fosse misturada com o Geistlich Bio-Oss®. Uma janela foi cortada através do córtex da parede lateral do seio usando uma broca óssea redonda de baixa velocidade. Neste ponto, a membrana sinusal foi cuidadosamente elevada do assoalho do seio e da parede do seio medial. Geistlich Bio-Gide® foi usada para reparar a perfuração. Como a estabilidade primária do implante não pôde ser atingida, um implante de 2 estágios tardio foi realizado 5 meses depois. O compartimento do seio maxilar foi aumentado com Geistlich Bio-Oss®. A parede lateral fenestrada do seio maxilar foi coberta com uma Geistlich Bio-Gide® e o retalho mucoperiosteal reposicionado e suturado com um Vicryl 3.0
Conclusão
Este caso, com 20 anos de follow-up, é apenas um exemplo de muitos pacientes com cristas alveolares insuficientes, tratados no centro cirúrgico de Schwartz-Arad com Geistlich Bio-Oss®. O aumento ósseo usando Geistlich Bio-Oss® e Geistlich Bio-Gide® para o procedimento de aumento do seio é uma abordagem de tratamento previsível a longo prazo. Além disso, a perfuração da membrana sinusal não influenciou negativamente o sucesso do implante quando corrigida com a Geistlich Bio-Gide®.
Referências:
- Schwartz-Arad D et al., 2004. J Periodontol. Apr;75(4):511-6 (Clinical study).
Combinação com 3D via técnica de F. Khoury
Desafio clínico
A cavidade do seio pneumatizado foi localizada na região anterior da maxila. Devido à crista alveolar atrófica, foi impossível posicionar o implante em uma posição correta para obter uma reabilitação estética adequada.
Objectives
- Elevação posterior do assoalho do seio em combinação com a regeneração óssea com 3D usando a técnica de F. Khoury.
- Restauração protética fixa na área superior e anterior.
Conclusões
- Tratamento de elevação do seio em 2 estágios
- A elevação do assoalho do seio usando o Geistlich Bio-Oss® mantém a estabilidade a longo prazo do volume ósseo aumentado.
- A utilização de partículas Geistlich Bio-Oss® em combinação com fragmentos de ossos autólogos limita a taxa de reabsorção do local aumentado.
Objetivo / Técnica
A elevação do assoalho do seio lateral com Geistlich Bio-Oss® foi realizada na área do canino / pré-molar direito. Neste caso, a abordagem da janela minimamente invasiva permite um melhor suprimento sanguíneo na região reconstruída.
Após a elevação do assoalho do seio, a reconstrução da crista alveolar foi realizada com 3D usando a técnica de F. Khoury. O bloco ósseo foi colhido do ramo. Após a preparação dos dois blocos, cada um foi fixado com um parafuso na área frontal superior. Os espaços residuais entre e ao redor dos blocos foram preenchidos com uma mistura de partículas Geistlich Bio-Oss® e fragmentos de ossos autógenos.
Conclusão
O enxerto com partículas de Geistlich Bio-Oss® na cavidade sinusal mantém a estabilidade a longo prazo do volume ósseo regenerado. Ele fornece ao paciente uma solução confortável e previsível.
Reconstruir a crista alveolar com 3D através da técnica de F. Khoury em combinação com o uso de Geistlich Bio-Oss® minimiza o volume / tamanho do bloco ósseo colhido. Devido à lenta taxa de reabsorção das partículas de Geistlich Bio-Oss®, o volume ósseo é mantido e, portanto, o resultado estético.
Referência:
- Hürzeler MB1, Weng D, 1999. Int J Periodontics Restorative Dent. Jun;19(3):279-87 (Clinical study).
Combinação com regeneração óssea guiada
Desafio Clínico
Um caso difícil de reabilitação oral com um desafio particular nas regiões 15 e 16. O paciente sofreu um acidente de carro alguns anos antes e foi atingido nesta área. Isso resultou em uma alteração anatômica do seio com perda parcial da parede do seio vestibular e tecido cicatricial dentro de parte do seio.
Objectivos
- Desafiador devido a variações anatômicas causadas por acidente de carro.
- Elevação do assoalho do seio com abordagem pela janela lateral em combinação com uma regeneração óssea guiada.
- Colocação do implante em 10 meses após o aumento ósseo.
Conclusões
- Tratamento de elevação do assoalho do seio em dois estágios.
- A elevação do assoalho do seio em combinação com uma regeneração óssea guiada usando Geistlich Bio-Oss® e Geistlich Bio-Gide® leva a um volume ósseo estável para a colocação do implante.
Objetivo / Técnica
Durante a reflexão do retalho, o tecido cicatricial foi dissecado e parte dele removido. Após essa etapa, uma membrana Geistlich Bio-Gide® foi colocada para isolar o tecido fibrótico presente na parte superior do seio. Em seguida, a membrana sinusal foi elevada na região medial do seio. A cavidade sinusal foi preenchida com Geistlich Bio-Oss®, que também foi usado para regenerar a deficiência da crista. A Geistlich Bio-Gide® foi estabilizado bucalmente com aderência óssea e fixada no palato.
Conclusão
Essa abordagem foi capaz de regenerar tanto o seio quanto a altura óssea em uma cirurgia.