Home / Quem Somos / Notícias

Alternativa inovadora de enxerto de pele para feridas na face, cabeça e pescoço

Uma tecnologia Geistlich originalmente desenvolvida para aplicações orais pode agora também ser usada de forma mais ampla na face, cabeça e pescoço. Para pacientes com defeitos de pele na face, cabeça e pescoço, isto proporciona uma alternativa avançada e simples aos procedimentos de enxerto nos quais a pele do próprio paciente é colhida.
maio 21, 2024

A Geistlich recebeu esta aprovação para a colocação anatômica expandida da Geistlich Mucograft® de acordo com o Regulamento Europeu de Dispositivos Médicos (MDR). O produto para regeneração da mucosa oral passou a ser aprovado também para o tratamento e reconstrução de defeitos cutâneos externos à boca. Diego Gabathuler, CEO da Geistlich, afirma: “Com este novo tratamento, a Geistlich está fortalecendo nosso portfólio na área de regeneração, oferecendo novas soluções para a cicatrização de feridas dérmicas”.

Os resultados do Geistlich Mucograft® são equivalentes aos do enxerto de pele
Muitas pessoas sofrem de defeitos de pele na região da cabeça e pescoço causados ​​por vários tipos de câncer ou lesões de pele. O tratamento de feridas nestas áreas é complexo e muitas vezes demorado, em parte devido à importância da estética. O transplante de tecido autólogo e o enxerto de retalho local continuam sendo os tratamentos padrão-ouro atuais após a remoção do tumor. Nestes procedimentos, o tecido é removido do paciente, criando um defeito adicional que requer tratamento. No estudo de aprovação CE, foi demonstrado que o uso de Geistlich Mucograft® após a remoção cirúrgica de um tumor na região da cabeça e face, leva a resultados comparáveis ​​ao transplante de pele autólogo, com a grande vantagem de evitar a necessidade de uma operação adicional para colher a pele do próprio paciente.

Opções de tratamento expandidas
"Pacientes e médicos se beneficiam igualmente. A eliminação da remoção de tecidos não só aumenta o conforto do paciente, mas também simplifica os procedimentos cirúrgicos e o tratamento subsequente das feridas", explica Jörg Neunzehn, Gerente de Ciência Clínica e Educação da Geistlich. “Além dos benefícios para os pacientes, o novo método de tratamento também simplifica a prática interna/processos clínicos, o que pode levar a um tratamento mais eficiente e rápido”.

Produto estabelecido
Com nossa experiência em colágeno, a Geistlich estabeleceu a Geistlich Mucograft® para aplicações intraorais como uma alternativa aos enxertos livres de mucosa ou tecido conjuntivo. A matriz de colágeno de duas camadas promove a regeneração dos tecidos moles orais sem desencadear reações teciduais locais. A Mucograft® também auxilia na cicatrização de feridas e se integra bem aos tecidos circundantes. A seleção para indicações extraorais deve considerar critérios específicos do defeito e do paciente, e a aplicação do produto requer instrução especializada. A Geistlich Mucograft® para uso extraoral será inicialmente comercializada ativamente na Alemanha, com outros canais de distribuição e geografias planejados.