Em 2013, a Geistlich Pharma AG obteve bons resultados. Sediada na Suíça, a empresa conseguiu, mais uma vez, faturar mais que no ano anterior e crescer mais que a média do setor. O maior progresso ocorreu na área odontológica, em que a Geistlich Pharma AG pode se considerar líder mundial no setor em que atua, assim como na área ortopédica, que cresceu um pouco mais que a odontológica, mas a partir de um patamar mais baixo. Na área farmacêutica (medicamentos), os produtos para infectologia (Taurolin® e TauroSept®) e para quelóides (Kelosoft®) também foram bem-sucedidos. Agindo com visão de mercado, a empresa vem se expandindo fortemente no Brasil e na Rússia, dois países do grupo BRIC, e nos Estados Unidos, onde a situação econômica vem melhorando e elevando a procura pelos produtos da Geistlich Pharma AG. Na China, Coreia do Sul e Europa, a concorrência vem se acirrando no mercado odontológico. Uma das causas é a insegurança econômica em vários países da UE. Nesses mesmos mercados, a Geistlich Pharma AG vem cultivando sua posição de liderança e se expandindo a taxas que giram em torno de um dígito.
Novos produtos reforçam os negócios
A Geistlich Pharma AG investe fortemente em pesquisa e desenvolvimento para avançar nas três áreas em que atua: odontologia, ortopedia e medicamentos. Para isso, a empresa também expandiu significativamente a sua linha de produtos em 2013. Na área de odontologia regenerativa, foi lançada a matriz colágena Geistlich Mucograft® Seal. Entretanto, o maior destaque foi um grande sucesso no Japão: depois do Geistlich Bio-Oss®, as agências regulatórias japonesas autorizaram a comercialização da Geistlich Bio-Gide®, que foi lançada no Japão no final do ano. Na área de ortopedia, a Geistlich Pharma AG lançou o AMIC® Hip, que pode ser utilizado com a Chondro-Gide® para regenerar cartilagens. Os novos produtos baseiam-se em anos de experiência da empresa em pesquisas envolvendo colágeno. Na área de pesquisa, os destaques foram o aniversário de dez anos da Osteology Foundation, criada em 2003 pelo Dr. Peter Geistlich, e a nova Osteo Science Foundation, fundada nos Estados Unidos. A Osteology Foundation foi criada para desenvolver pesquisas em odontologia regenerativa e promover o acesso de novos produtos na área. Desde sua criação, a instituição vem mantendo diversos convênios com pesquisadores, profissionais clínicos e com a indústria para oferecer novas intervenções terapêuticas aos pacientes. O objetivo da recém-criada Osteo Science Foundation é apoiar o desenvolvimento de pesquisas independentes em cirurgia bucomaxilofacial na América do Norte e promover a disseminação dos resultados na prática clínica por meio de atividades didáticas.
Na Geistlich, a base do sucesso é a cultura
Para continuar se desenvolvendo, a Geistlich Pharma AG não precisa se expandir geograficamente nem depender de lançamentos de produtos específicos. A base do crescimento da empresa são seus funcionários. O sucesso depende de funcionários motivados, engajados e de alto nível técnico. Por isso, a Geistlich valoriza a cultura da empresa, promovendo e incentivando atividades dos funcionários para desenvolver um trabalho da melhor qualidade.
Em 2014, a Geistlich Pharma AG pretende se expandir ainda mais nos mercados onde atua. Neste ano, a empresa está disposta e preparada para enfrentar e vencer os novos desafios que encontrar.